sexta-feira, maio 28, 2010

PLANO DE AULA
Unidade Escolar:
Disciplina: Geografia Série/Ano:_7º ANO
DATA: 09/08 A 16/08/201
Professora: Oneide Alves Barros


OBJETIVO DA AULA :Reconhecer que há uma diversidade de fontes de energia. Entender as diferenças entre recursos renováveis e não-renováveis. Identificar os combustíveis fósseis;

2) Conhecer as características dos principais tipos de energia utilizados atualmente no Brasil, como o petróleo, o gás natural, o carvão mineral e a energia elétrica (hidrelétricas, termelétricas e termonucleares);

3) Observar que os combustíveis fósseis, cuja queima contribui para o aumento do efeito estufa e também para a poluição atmosférica, são a principal fonte de energia utilizada no mundo hoje;


4) Conhecer as vantagens e desvantagens, em relação ao impacto social e ambiental, de cada forma de obtenção de energia elétrica.
EIXO NORTEADOR: Espaço geográfico

COMPETÊNCIA(S):Compreender a dinâmica sócio econômica a inserção do Brasil no cenário mundial através da utilização dos mecanismos de modernização das tecnologias.

HABILIDADE(S): Perceber a importância da energia para o desenvolvimento das atividades econômicas e a organização do espaço geográfico.

CONTEÚDO: Fontes de energia existentes no Brasil



METODOLOGIAS:
Legenda ( 1.1 )
( 1.2 )
( 2.1 )
( 2.2 )
Aula explicativa
Aula no LABIN
Atividades orais
Atividades escritas individual ou em grupo
Situação Didática: Primeira aula: conversa com os alunos sobre a importância da energia elétrica em suas vidas, fazendo perguntas como: Como a energia elétrica os ajuda?
• Onde ele está presente em suas casas?
• Quais os aparelhos que utilizam energia elétrica?
• De onde vem a energia elétrica?
• Já presenciaram alguma falta de energia em suas casas?
• O que sentiram?
• O que estavam fazendo no momento?
Trabalhar com seus alunos mostrando que a energia elétrica trouxe um grande avanço para o mundo permitindo uma interação ainda maior entre os homens e destes com a natureza. Questionar os alunos quanto à simplicidade do ato de acender uma lâmpada: basta mexer em um botão e a lâmpada acende alimentada pela energia elétrica. Onde essa energia é produzida? Qual fonte/recurso energético foi utilizado para a produção dessa energia? Nesse início, o mais importante é garantir uma idéia básica: existem diversas fontes de energia que podem ser utilizadas e há várias formas de se obter energia elétrica.
Dando sequência, trabalhar a leitura do texto Fontes de Energia, xerocopiado para os alunos. e em seguida pedir que expliquem o que entendeu sobre os tipos de energia, explicar aos alunos que a próxima aula será de pesquisa no laboratório de informática sobre esse assunto Dividir a classe em grupos e sortear um tema para cada grupo, de modo que cada um fique com a tarefa de pesquisar detalhadamente uma determinada fonte de energia e sua transformação em energia elétrica.

Na segunda aula levar os alunos para o LABIN e cada grupo deverá pesquisar seu tema. Pedir aos alunos que montem suas apresentações em Power Point com o tema pesquisado.

Na terceira aula iniciar as apresentações, que deverá ser feita por todos os integrantes do grupo. Sortear a ordem de apresentação. Cada grupo deve defender sua fonte de energia, pois, no final das apresentações, haverá uma votação. No final das apresentações, fazer uma rápida revisão de cada tema e propor uma votação: Qual a melhor fonte de energia para a obtenção de energia elétrica? Elaborar uma cédula de votação com antecedência contendo todas as fontes energéticas. Cada aluno deverá marcar apenas com um "X" aquela que ele julgar mais importante. Pedir para colocarem os votos numa caixa de sapatos, que será a urna improvisada. Abrir os votos. Convidar um aluno para fazer a contagem. Divulgar o resultado final. Verificar se compreenderam o que foi passado na apresentação dos colegas, analisando o resultado da votação.


Quarta-aula: Revisão do conteúdo

No Brasil são usadas distintas fontes de energia que podem ser convertidas em energia elétrica. Essas podem ser de fontes convencionais ou alternativas. Energia convencional é caracterizada pelo baixo custo, grande impacto ambiental e tecnologia difundida. Já a energia alternativa é aquela originada como solução para diminuir o impacto ambiental. Com essas duas fontes de energia, surgem também duas distinções: renováveis e não-renováveis.
• Renovável: é a energia que é extraída de fontes naturais capaz de se regenerar, consequentemente inesgotável. Ex: energia solar, energia eólica, etc.
• Não-renovável: é a energia que se encontra na natureza em quantidades limitadas, que com sua utilização se extingue. Ex: petróleo, carvão mineral, etc.
Energia hidráulica – é a mais utilizada no Brasil em função da grande quantidade de rios em nosso país. A água possui um potencial energético e quando represada ele aumenta. Numa usina hidrelétrica existem turbinas que, na queda d água, fazem funcionar um gerador elétrico, produzindo energia. Embora a implantação de uma usina provoque impactos ambientais, na fase de construção da represa, esta é uma fonte considerada limpa.
• Energia fóssil – formada a milhões de anos a partir do acúmulo de materiais orgânicos no subsolo. A geração de energia a partir destas fontes costuma provocar poluição, e esta, contribui com o aumento do efeito estufa e aquecimento global. Isto ocorre principalmente nos casos dos derivados de petróleo (diesel e gasolina) e do carvão mineral. Já no caso do gás natural, o nível de poluentes é bem menor.
• Energia solar – ainda pouco explorada no mundo, em função do custo elevado de implantação, é uma fonte limpa, ou seja, não gera poluição nem impactos ambientais. A radiação solar é captada e transformada para gerar calor ou eletricidade.
• Energia de biomassa – é a energia gerada a partir da decomposição, em curto prazo, de materiais orgânicos (esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas). O gás metano produzido é usado para gerar energia.
• Energia eólica– gerada a partir do vento. Grandes hélices são instaladas em áreas abertas, sendo que, os movimentos delas geram energia elétrica. È uma fonte limpa e inesgotável, porém, ainda pouco utilizada.
• Energia nuclear – o urânio é um elemento químico que possui muita energia. Quando o núcleo é desintegrado, uma enorme quantidade de energia é liberada. As usinas nucleares aproveitam esta energia para gerar eletricidade. Embora não produza poluentes, a quantidade de lixo nuclear é um ponto negativo. Os acidentes em usinas nucleares, embora raros, representam um grande perigo.
No final dessa aula pedir que os alunos escrevam no caderno a importância que eles dão à energia elétrica.

RECURSOS:
Legenda ( 1.1 )
( 1.2 )
( 2.3 )
( 3.4 )
(6.2)
(6.11)

Quadro/giz
Livro didático
Textos em fotocopias
Computador
Projetor multimídia
Mapas


AVALIAÇÃO:

Legenda ( 2.1 )
( 2.2 )
( 2.4)
(3 )
Debate
Seminário
Pesquisa
Registro de atividades



REFERÊNCIAS: Geografias do mundo,_ Marcos e Diamantino
http://educaçaouol.com.br/geografia/fontes-de-energia.jhtm
http://portaldoprofessor.mec.gov.br

quarta-feira, maio 12, 2010

Hipertexto



Hipertexto

O hipertexto é uma maneira prática e inovadora de se acessar informações, desde as mais simples as mais complexas, estudar assuntos diversos ou encontrar rapidamente textos e imagens relacionados ao assunto que estou pesquisando. Considero o hipertexto uma ferramenta excelente de aprendizagem, pois expande o universo de informações para o
leitor.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agrega outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita muito, pois é um ambiente no qual a aprendizagem acontece por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento
Para eu navegar em um hipertexto foi uma experiência riquíssima, pois pude perceber que podemos clicar nos links e ir para outras páginas onde veremos o assunto com informações mais aprofundadas. O autor de um hipertexto disponibiliza além de suas reflexões, links para diversas páginas onde o leitor poderá se quiser conseguir mais informações sobre o assunto em questão e aprender muito. Creio que um hipertexto é um recurso muito importante para o aprendizado do aluno, pois ele tem à disposição vários documentos em um mesmo espaço, ao alcance de um clique;
. Em minha navegação sobre o tema hipertexto no Wikipédia, aprendi muito, visitei várias páginas através dos links disponíveis e achei muito fácil a navegação.
Ao navegar pelas páginas, fui acessando links dentro de uma página já acessada através de link.
Encontrei informações importantes e sei que será de grande utilidade para meu trabalho na área da educação.
Oneide Alves Barros