terça-feira, setembro 28, 2010

Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologias ao Currículo



A princípio venho destacar algumas noções básicas a respeito de currículo. Segundo Samuel Rocha Barros, em seu sentido amplo currículo escolar abrange todas as experiências escolares.
É a totalidade das experiências de aprendizagem planejadas e patrocinadas pela escola
(Jameson-Hicks).
São todas as experiências dos alunos, que são aceitas pela escola como responsabilidade
própria (Ragan).
São todas as atividades através das quais o aluno aprende (Hounston).
Currículos são os conteúdos, as informações e as atividades humanas necessárias para formar novas memórias que servirão de suporte para aquisição de conhecimentos posteriores, assim como a tomada de decisões e solução de problemas na vida cotidiana.(plano de desenvolvimento da educação- MEC).
Entendo que o currículo é fundamental para a qualidade do ensino e frequetemente é identificado como plano de estudo. No entanto não é qualquer proposta de interação em sala de aula que promove a aprendizagem, pois toda atividade que ai se dê precisa ter uma intenção clara, isto é, o objetivo precisa estar explicitado para o professor e para o aluno.
A integração entre tecnologia e currículo se estabelece numa ótica de transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivencia democrática, ampliado pela presença das tecnologias.
O desafio mais complexo de tudo isso está na capacidade dos professores inserirem as tecnologias às atividades já existentes na escola de forma inovadora, modificando as práticas habituais de ensino para produzir bons resultados na aprendizagem dos alunos. É fundamental que os educadores reflitam sobre o efeito positivo da integração das tecnologias, esta não poderá ser vista apenas como uma ferramenta a mais disponível na escola, mas que o professor compreenda situações em que ela efetivamente ajuda no aprendizado do aluno.

Setembro de 10
Oneide
Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologias ao Currículo



A princípio venho destacar algumas noções básicas a respeito de currículo. Segundo Samuel Rocha Barros, em seu sentido amplo currículo escolar abrange todas as experiências escolares.
É a totalidade das experiências de aprendizagem planejadas e patrocinadas pela escola
(Jameson-Hicks).
São todas as experiências dos alunos, que são aceitas pela escola como responsabilidade
própria (Ragan).
São todas as atividades através das quais o aluno aprende (Hounston).
Currículos são os conteúdos, as informações e as atividades humanas necessárias para formar novas memórias que servirão de suporte para aquisição de conhecimentos posteriores, assim como a tomada de decisões e solução de problemas na vida cotidiana.(plano de desenvolvimento da educação- MEC).
Entendo que o currículo é fundamental para a qualidade do ensino e frequetemente é identificado como plano de estudo. No entanto não é qualquer proposta de interação em sala de aula que promove a aprendizagem, pois toda atividade que ai se dê precisa ter uma intenção clara, isto é, o objetivo precisa estar explicitado para o professor e para o aluno.
A integração entre tecnologia e currículo se estabelece numa ótica de transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivencia democrática, ampliado pela presença das tecnologias.
O desafio mais complexo de tudo isso está na capacidade dos professores inserirem as tecnologias às atividades já existentes na escola de forma inovadora, modificando as práticas habituais de ensino para produzir bons resultados na aprendizagem dos alunos. É fundamental que os educadores reflitam sobre o efeito positivo da integração das tecnologias, esta não poderá ser vista apenas como uma ferramenta a mais disponível na escola, mas que o professor compreenda situações em que ela efetivamente ajuda no aprendizado do aluno.

Setembro de 10
Oneide