terça-feira, agosto 24, 2010

Possíveis Mudanças e Possibilidades de Contribuições das Tecnologias


Possíveis Mudanças e Possibilidades de Contribuições das Tecnologias

Vejo que com o uso das tecnologias na educação, nos professores temos a oportunidade de modificar a nossa forma de ensinar e aprender. Cabe a cada docente encontrar a maneira mais adequada de integrar as tecnologias a sua pratica pedagógica de forma consciente e estimuladora para que não seja apenas uma ferramenta a mais utilizada pelo professor, mas que sua utilização traga realmente uma aprendizagem significativa. Pois o aluno só desperta interesse por algo quando percebe que tem um significado para ele, e que esses conhecimentos será útil no seu cotidiano.
Atualmente vivemos num mundo muito dinâmico mas infelizmente a escola como se apresenta hoje ainda não consegue acompanhar e se adequar a essas mudanças, em algumas situações não traz muitos atrativos para os alunos, pois estes são da era digital e não temos como fugir dessa realidade.
Mas acredito que mesmo com tantas limitações que a escola ainda apresenta já avançamos muito nesse sentido, só o fato de termos consciência do quanto é fundamental acompanhar as transformações que vem ocorrendo no mundo globalizado já é uma conquista e um grande desafio. E o professor é a figura mais importante nesse processo, já que trabalha diretamente com o aluno e é um grande formador de opinião.

Estamos na era da informática e aos poucos devemos nos adequar a ela, mas para que isso se torne possível é fundamental investir no professor, oferecendo condições para que possa participar de novos cursos. Não se deve apenas cobrar do professor inovações metodológicas e sim oportunizá-lo a adquirir novos conhecimentos sobre o uso das tecnologias na sala de aula, para que ele sinta-se seguro em relação a essas novas práticas pedagógicas.

Oneide Alves Barros

3 comentários:

  1. Oi Oneide
    A era da informática chegou para ficar, por isso é necessário que saibamos utilizar essa mídia na educação.
    @braços,
    Elisângela

    ResponderExcluir
  2. Oi Oneide!!!!
    Gostei muito do seu texto.Essa realidade de que devemos nos adequar a era das TICs é uma necessidade urgente.
    Abraços
    Ivana

    ResponderExcluir
  3. Oneide, nesta nova era da informática, realmente se faz necessário investir no professor para que ele possa inovar suas aulas, pois nosso alunos necessitam de aulas com qualidade e prazerosa.

    Um grande abraço,
    Maria de Jesus

    ResponderExcluir