terça-feira, agosto 24, 2010

Possíveis Mudanças e Possibilidades de Contribuições das Tecnologias


Possíveis Mudanças e Possibilidades de Contribuições das Tecnologias

Vejo que com o uso das tecnologias na educação, nos professores temos a oportunidade de modificar a nossa forma de ensinar e aprender. Cabe a cada docente encontrar a maneira mais adequada de integrar as tecnologias a sua pratica pedagógica de forma consciente e estimuladora para que não seja apenas uma ferramenta a mais utilizada pelo professor, mas que sua utilização traga realmente uma aprendizagem significativa. Pois o aluno só desperta interesse por algo quando percebe que tem um significado para ele, e que esses conhecimentos será útil no seu cotidiano.
Atualmente vivemos num mundo muito dinâmico mas infelizmente a escola como se apresenta hoje ainda não consegue acompanhar e se adequar a essas mudanças, em algumas situações não traz muitos atrativos para os alunos, pois estes são da era digital e não temos como fugir dessa realidade.
Mas acredito que mesmo com tantas limitações que a escola ainda apresenta já avançamos muito nesse sentido, só o fato de termos consciência do quanto é fundamental acompanhar as transformações que vem ocorrendo no mundo globalizado já é uma conquista e um grande desafio. E o professor é a figura mais importante nesse processo, já que trabalha diretamente com o aluno e é um grande formador de opinião.

Estamos na era da informática e aos poucos devemos nos adequar a ela, mas para que isso se torne possível é fundamental investir no professor, oferecendo condições para que possa participar de novos cursos. Não se deve apenas cobrar do professor inovações metodológicas e sim oportunizá-lo a adquirir novos conhecimentos sobre o uso das tecnologias na sala de aula, para que ele sinta-se seguro em relação a essas novas práticas pedagógicas.

Oneide Alves Barros